PESCADOS
 
 
O MITSUBA trabalha para oferecer uma grande variedade em pescados frescos.
O Peixe oferece uma das carnes mais saudáveis, pois contém uma proporção alta de proteína, é rico em aminoácidos e vitaminas. Estudos recentes apontam que seus nutrientes estão intimamente ligados à longevidade dos japoneses, que são grandes consumidores de pescados.
As espécies mais utilizadas nos restaurantes especializados em culinária japonesa no Brasil são o salmão e o atum, especialmente no preparo de sushi e sashimi. Ambos são ricos em ômega 3, que reduz o colesterol, diminui a taxa de triglicérides, dissolve placas de gordura e ajuda na prevenção do câncer de mama.
O MITSUBA, entretanto, não se limita ao uso do salmão e do atum, oferecendo uma grande variedade de peixes, a maioria deles muito apreciada também no Japão. É importante lembrar que muitos pescados somente são encontrados em determinadas épocas do ano e outros ainda tem a pesca proibida pelas autoridades ambientais com o objetivo de protegê-los nos períodos de procriação.
Conheça alguns dos pescados facilmente encontrados no MITSUBA:
ANCHOVA (MASU)
Peixe de água salgada, da mesma família da truta, possui uma grande mancha preta nas costas que some na época da desova. Possui carne com teor de gordura de médio a alto, saborosa e muito apreciada no Japão. No MITSUBA é servida grelhada (teppan-yaki).
BADEJO (MEBARU)
Peixe nobre, da mesma família da garoupa e do cherne, de carne clara, saborosa e com baixo teor de gordura. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi.
BICUDA (KAMASU)
Espécie de pescada raramente encontrada nas mesas de restaurantes. Possui carne saborosa e macia. No MITSUBA é utilizada no preparo de sushi, sashimi, teppan-yaki (grelhada) e sakana fry (milanesa).
CAMARÃO (EBI)
Algumas espécies de camarão tem a carne delgada, quase invisível, e saborosa. Crustáceo muito apreciado nas mais diversas culinárias. As espécies criadas em cativeiro não são tão saborosas. No MITSUBA são utilizadas preferencialmente as espécies, rosa, ferro e cinza-verdadeiro, todas selvagens. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi (cozido), grelhado(ebi teppan-yaki), milanesa (ebi-furai) e empanado (ebi-tenpura).
CAVALA (SAWARA)
Possui dentes afiados, corpo fino e longo, chegando a medir 1m e pesar 5kg. A carne é firme e saborosa. No MITSUBA é utilizada no preparo de sushi e sashimi (com a pele tostada ao fogo) ou grelhada (teppan-yaki-zakana).
CAVALINHA (SABA)
Mede em média 25cm e dificilmente pesa mais de 1kg. Possui carne bastante apreciada, sendo reconhecida por pequenas pintinhas no corpo. No MITSUBA é utilizada no preparado de sushi e sashimi, marinadaem vinagre e temperos.
SALMÃO (SHAKE)
No MITSUBA além de sushi e sashimi, o salmão é servido picado e temperado (shake tartar), grelhado (shake teppan-yaki), grelhado e desfiado com arroz e ovas (ikura-to-shakedon), em bolinhos de salmão e com massas orientais (bifum e yaki-soba).
FAQUECO (SHIMA-AJI)
Assim como o xaréu, é da mesma família do xerelete. Apesar de saborosos, são peixes raros nos restaurantes japoneses do Rio de Janeiro. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi.
GAROUPA (MEBARU)
Peixe nobre, da mesma família do badejo e do cherne, de carne clara, saborosa e com baixo teor de gordura. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi, mas pode ser cozido, grelhado (teppan-yaki) ou assado.
LULA (IKA)
É um molusco de carne firme, suave e de sabor doce, bastante comum nas cozinhas asiática e mediterrânea. No MITSUBA é utilizada crua no preparo de sushi e sashimi, àmilanesa (ika-furai) ou grelhada com camarões e peixe (umi-no-sati-teppan). Há também o ika-geso-no-karaage, perna de lula frita à moda japonesa.
ATUM (MAGURO)
Da família da cavalinha (saba), possui carne de sabor forte, teor de gordura moderado e consistência firme e tenra. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi, sashimi e tartar (maguro tartar). Também é servido grelhado(maguro teppan yaki) com acompanhamento de legumes grelhados (yasai itame) ou yakisoba.
OLHETE (AO-BURI)
Peixe da mesma família do olho-de-boi, possui carne macia e saborosa, com teor de gordura médio. No MITSUBA é utlizado no preparo de sushi e sashimi, mas fica muito saboroso grelhado (teppan-yaki).
OLHO DE BOI (AKA-BURI)
Com corpo plano, pode chegar ao tamanho de 110cm. É difícil de ser encontrado no comércio. Carne tenra e saborosa com teor de gordura de médio a alto. No Japão a parte da barriga, quando bem gorda (aka-buri-toro), é muito apreciada. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e, principalmente, sashimi.
PARGO (TAI)
Conhecido como o rei dos peixes por ter carne clara, sabor suave e textura agradável, sendo apreciado nas mais diversas culinárias. Possui baixo teor de gordura. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi, com a pele escaldada, mas pode ser cozido, grelhado ou assado.
PITU
Crustáceo da mesma família do camarão e com carne de sabor levemente adocicado, muito apreciado na culinária mediterrânea. É raro encontra-lo em restaurantes japoneses. No MITSUBA é cozido e utilizado no preparo de sushi.
POLVO(TAKO)
Molusco que pesa em torno de 2kg e mede meio metro com os tentáculos estendidos. Apesar da aparência de monstro marinho, possui carne saborosa e muito apreciada em diversas culinárias. No MITSUBA é cozido e utilizado no preparo de sushi e sashimi.
PREJEREBA
Peixe pouco conhecido e muito raro nos restaurantes japoneses. Possui carne clara e saborosa, com baixo teor de gordura. No MITSUBA é utilizado no preparo do sushi, sashimi, sakana fry(milanesa) e teppan-yaki (grelhado na chapa).
ROBALO (SUZUKI)
Possui a traseira azul-cinza com uma listra negra ao longo do dorso. Tem boca grande e chega a 90cm. Peixe nobre de carne clara, saborosa e com baixo teor de gordura. No MITSUBA sua carne é utilizada no preparo de sushi e sashimi, mas pode ser grelhada, cozida ou frita.
SARDINHA (IWASHI)
Família de peixes pequenos e de espinha mole. Tem pele prateada e nadam em cardumes próximos à superfície do mar. Peixinho apreciado em diversas culinárias, possui carne de sabor forte. No MITSUBA é utilizada na preparação de sushi e sashimi,marinada em vinagre e temperos.
SERRA (KATSUO)
Da família do atum, possui carne com sabor mais forte e teor de gordura de médio a alto. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi, tendo antesa pele queimada no fogo.
LINGUADO (HIRAME)
Tem a forma plana, os olhos quase juntos, um lado com pele escura e outro com pele branca. Sua carne é considerada nobre, com textura macia e sabor levemente adocicado, suave e agradável. No MITSUBA é preparado como sushi e sashimi, especialmente do usuzukuri (fatias muito finas de sashimi).
Deliciosa Tradição: engawa é a barbatana do linguado, carne de sabor especialíssimo, embora fibrosa, considerada uma iguaria pelos japoneses.
XERELETE (AJI)
Possui coloração cinza-azulada na parte superior, clareando para a barriga e pesa até 1kg. Possui carne avermelhada, muito saborosa e apreciada pelos japoneses. No MITSUBA é preparado como sushi e sashimi, sempre comcobertura de gengibre ralado e cebolinha.
MARLIN (KAJIKI)
Peixe de porte que chega aos 4 metros e 700kg. Possui carne avermelhada e saborosa, sendo eventualmente confundida com a carne do atum.> No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi.
MECA (MEKAJIKI)
Peixe de grande porte, alcança 4 metros e 500kg, É encontrado, eventualmente, apenas no litoral norte do Brasil e por isso raro nas mesas cariocas. Possui carne clara, muito saborosa e com textura firme. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi.
Deliciosa Tradição:Mekajiki-no-miso é o meca grelhado e servido com molho de miso (pasta salgada de soja).
CARAPEBA
Peixe pequeno, com até 1kg, possui carne clara, saborosa, com textura macia e baixo teor de gordura. No MITSUBA é utilizado no preparo de sushi e sashimi.